quarta-feira, 26 de março de 2008

Outono na Toscana

Hoje senti o vento mudar. Refrescante, típico do outono que está começando. Imediatamente senti-me na Toscana, outra vez. No último mês de Outubro estive lá, hospedada em uma Villa nos arredores de Lucca. Praticamente todos os dias eu saia para caminhar às 7 horas da manhã enquanto a cidade, ainda, se espreguiçava. As manhãs eram geladas, cheirosas e deliciosamente silenciosas. Ao longe, de vez em quando eu podia escutar os sinos das igrejas da região e sob meus pés o som dos cascalhos da estrada marcava meu passo. O perfume dos loureiros, das oliveiras e do alecrim se misturava ao cheiro de lenha queimada que demonstrava, claramente, que em algumas casas as pessoas já preparavam o café.
Numa manhã muito fria e de ventania forte, do lado esquerdo do meu caminho, um homem de bastante idade cortava lenha sobre um toco de madeira em frente a sua casa. A mulher, de casaco de lã vermelha coração partido, avental de cozinha e meias de lã sacudia de uma toalha de mesa as migalhas da refeição recente.
Continuei no meu caminho ladeira à cima. Lá no topo do morro pude vislumbrar todo um vale de pequenas propriedades com as montanhas ao fundo ainda envoltas por uma névoa calma e paciente.
Na volta, olhei novamente para aquela casa e o casal estava sentado num banco sob a janela, um ao lado do outro. Ela fazendo crochê, ele bebericando café. Naquele momento, percebi que aquela cena era atemporal. Imaginei as datas, qualquer data: 1658, 1739, 1892, 1957, 2007. Não importando qual ano, um casal estaria lá, vivendo a mesma rotina, repetindo gestos, afazeres e palavras.
Por um instante, caminhei pelos séculos.


Algumas pessoas me pediram a receita que está na revista de: luxe festas.
Ai vai:


Medalhão de filé com capa de ervas

4 pessoas


Ingredientes :
4 medalhões de filé mignon
Sal e pimenta do reino
Óleo de milho

Para a capa de ervas :
½ maço de salsinha picada
½ maço de mangericão picado
Folhas de 1 galho pequeno de alecrim picadas
2 colheres de sopa de mostarda Dijon

Para o molho :
½ taça de vinho branco seco
250 ml de caldo de carne feito em casa
1 colher de sopa de manteiga gelada

Preparo :
Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino. Numa frigideira grelhe os medalhões em óleo de milho. Misture os ingredientes da capa de ervas em uma vasilha. Deglasse o fundo da frigideira com vinho branco. Acrescente o caldo de carne e deixe reduzir o líquido pela metade. Coe.Numa panela limpa coloque o molho e adicione a manteiga gelada em pequenos cubos e mexa vigorosamente até dissolver . Acerte o sal.
Espalhe a capa de ervas sobre os medalhões e sirva com o molho.

4 comentários:

Anônimo disse...


A receita do seu medalhão dá água na boca. Mas além da cozinha que já conheço e "adoro", vc tb escreve muito bem.Parabéns.
Eliana

Unknown disse...

Hi Lucila
I enjoyed reading your blog. I felt like I was walking along with you. Nice work. Please let me know about future editions.

All the best,
Suzanne

Anônimo disse...

Lu, parabéns!!!! seu blog está uma graça, as receitas de dar água na boca e o modo como vc redige simplesmente incrível, aliás tudo que vc faz é sucesso!!! beijo Daniella

MIFR disse...

olá!
estou querendo ir à Toscana no meio do outono (inicio de novembro) e achei vários sites e seu blog, pelo google. mas, se estava animada qdo li sobre colheita de azeitonas e sobre os vinhos, desanimei com o vento frio que sopra pelo seu texto...a verdade é que agora, já não sei se vale a pena ir para lá para sentir mto frio...