segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Minha toscana


Tenho minha toscana. Minha porque a adotei. Toscana porque me faz sonhar.
Todos os dias ao passar por esta paisagem, meus olhos se perdem no horizonte e minha alma festeja.
Todos deveriam ter sua toscana: Pode ser uma foto, ou um peixinho no aquário, ou o mar em frente à janela, ou um galho de árvore que balança como uma rede em tarde morna de verão.
Mas que o olhar se perca e o espírito se renove.




Já sei! Vocês devem estar pensando: A Lucila colocou um molhinho de carne moída no blog? Baixou o nível?Pois, vejam só, não baixei não. Muito pelo contrário!
O molho é divino, não leva tomates e cozinhá-lo por 3 horas faz toda a diferença! Experimentem e depois me falem se tenho ou não razão.


Molho de carne Toscano
12 pessoas

Ingredientes:
800 g de carne (patinho) moída
800g de pernil de porco moído
6 gomos de lingüiça de porco desmanchadas
4 a 5 ramos de aipo
3 a 4 cebolas roxas cortadas em gomos
5 cenouras em cubos pequenos
1 e ½ xícara de azeite
8 folhas de louro
2 xícaras de vinho tinto seco
2 e ½ colheres de sopa de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino

Preparo:
1-Faça um “soffrito” (refogado) com aipo, cebola, cenoura no azeite até os legumes ficarem marrons (½ hora)
2- Separadamente coloque sal e pimenta do reino nas carnes
3-Acrescente as carnes ao refogado e deixe que percam a cor.
4-Acrescente o vinho e deixe evaporar.
5-Abaixe o fogo no mínimo.
6-Junte a massa de tomate.
7-Corrija o sal e pimenta do reino.
8-Coloque água até cobrir as carnes.
9-Deixe cozinhando em fogo baixo por 3 horas e acrescente água de vez em quando.
Esta receita está no livro: Aprendiz de cozinheiro - Bob Spitz -Editora Zahar
Se vocês gostam de cozinhar e de comer, comprem e leiam. É um livro divertido, cheio de receitas de dar água na boca!

2 comentários:

Osvando Faria disse...

Hum Lucila, fiquei com uma vontade de fazer essa receita....uanto al livro já anotei e vou comprá-lo.
Obrigado e um beijo.
Osvando

Anônimo disse...

Lucila, parabéns de novo!!! ADORO ler seus textos, são lindos,cheios de poesia...Meu olhar se perde...e o meu espírito realmente se renova!
bj
yara