segunda-feira, 13 de junho de 2011

Crumble de maçãs

Recebi de uma amiga a proposta de fazer um “chá de bebê” com cara de chá mesmo.
Chocolate quente, chá, café e bolos, muitos bolos. Ela iria celebrar a chegada de um netinho em autêntico estilo inglês.
Adorei! Comecei a trabalhar com culinária fazendo bolos e por eles nutro uma grande paixão.
Ao decidir o cardápio lembrei-me do Crumble de maça que é receita inglesa e deliciosa.
Como deveria adaptá-la para o número de convidados tive que fazer uma receita e testá-la.
Ao experimentá-lo, senti seu gosto doce, morno, acolhedor e persistente.
E no mesmo instante senti como se minha mãe estivesse me abraçando.
Há 50 anos tenho o privilégio de receber este abraço e até hoje não havia conseguido traduzi-lo em outra coisa que não fosse abraço. Em momentos bons, em momentos horríveis, logo de manhã ou como despedida ele é sempre o mesmo e passa a mesma sensação :
Algo morno, doce, acolhedor e persistente.
Ele aquece e permanece.
Ele é um crumble de maçã!
Crumble de Maçãs


Ingredientes:
5 maçãs
120 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 forma refratária pequena

Para a farofa:
1 xícara de farinha de trigo peneirada
½ xícara de açúcar
1 xícara de nozes picadas grosseiramente

Preparo:
Pré- aqueça o forno em 180 °.
Unte aforma com manteiga e açúcar. Fatie bem fino as maçãs sem casca e coloque-as em água com gotas de suco de limão.
Misture os ingredientes da farofa.
Enxugue as fatias de maçã com papel toalha e faça uma camada delas na forma.
Cubra as maças com um pouco da farofa e por cima coloque pequenos pedaços de manteiga aleatoriamente.
Faça quantas camadas forem possíveis. A última deve ser de farofa com manteiga. Leve ao forno. O crumble estará pronto quando se formar uma camada crocante e dourada por cima.
Obs: não jogue fora as cascas das maçãs. Leve-as ao fogo em 2 xícaras de água e faça um chá delicioso que pode ser tomado quente ou frio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei vou fazer.
Stella

Márcia Riscalla disse...

Deu águana boca!
Vou provar!

Anônimo disse...

Lu, que DELÍCIA!!!!! Estou morrendo de vontande de exprimentar.....com esse friozinho daqui vai cair muito bem! Bjs Claudia

paola disse...

querida Lucila , a minha sogra fazia muito isso , mas eu não imaginei que fosse tão facil.
É o tipo de sobremessa que eu gosto.
ADOREI Beijos Paola

Anônimo disse...

Que vontade...vou fazer! Parabéns Lucila, além de gostosa a receita é muito gostosa a forma que você escreve, o paladar e a emoção de grandes momentos, bom poder compartilhar deste teu talento e outros tb! Bom estar sempre por perto de você e tua família, baci!
Susana