sexta-feira, 16 de maio de 2008

"Caderno de receitas"

Aos oito anos iniciei meu primeiro caderno de receitas. Assim começava a introdução do que seria um caderno de receitas para toda a vida.
As férias no Guarujá eram longas, três meses no verão, muita praia, sorvetes e inevitavelmente longos dias de chuva . Há que se lembrar que não havia televisão por lá naquele tempo.
Durante aquela temporada acho que choveu muito, pois eu e todas as crianças estávamos bem entediadas.
Todas as brincadeiras já tinham sido exploradas: pula corda na garagem, ping pong , roba-monte. As mães não sabendo mais como nos distrair, sugeriram a mim e minha amiga C. que fizéssemos um caderno de receitas.
Sugestão aceita, fomos com elas para o Centrinho comprar os cadernos. Programa para a tarde toda, pois era longe e havia a imperdível parada no Caramba para um sorvete de casquinha com calda quente de chocolate.
Ao voltarmos, nos deparamos com a primeira dificuldade: onde arranjar as receitas a serem copiadas a mão, claro. Uma grande pilha de revistas Claudia, Desfile e Manchete foi colocada na nossa frente. As Manchetes nós descartamos, não sem antes dar uma olhada nas fotos, o que já nos valeu uma tarde inteira de trabalho e comentários. Colocaríamos fotos recortadas? Tínhamos cola? Nada que uma cola de farinha não resolvesse, mães acionadas, segundo problema resolvido.
Quer saber qual a primeira receita de meu caderno? Strogonoff! Ousada e desconhecida na época, difícil e elaborada. Senti-me sofisticada.
Depois de alguns dias a chuva parou e o sol apareceu. Corremos para a praia, que ninguém era de ferro!


Um comentário:

Rosah Casanova disse...

Lucila, o teu blog é uma delícia. Amei a história do Guarujá com chuva, caderno de receitas, cola de farinha.
E a foto com a letrinha de menina... muito lindas as tuas recordações.
Bjos
Rosah