quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hoje é dia de latinha!

Todo o mundo tem seu dia de latinha. Mas veja bem, há latinhas e latinhas.
Naquele dia em que não deu tempo de fazer compras ou a preguiça bateu fundo, é sempre bom ter umas latinhas de boa qualidade na despensa.
Ao ficar em uma destas situações recorro à minha despensa e deixo que ela me surpreenda naquele momento com seus encantos:
Se, por exemplo, eu der de cara com uma latinha de aliche, um vidrinho de azeitonas pretas e um pouco de salsinha, eu irei picar tudo, bem miudinho, misturar, et voilá: terei une Tapenade! Que poderá ser espalhada sobre fatias de pão italiano; que poderá virar capa sobre um filé de peixe; que poderá ser molho para uma salada.
Se acontecer de aparecer uma latinha de atum, de boa qualidade, evidentemente, uma latinha de tomates italianos pelados, um pouco de orégano, noz moscada e parmesão ralado, eu poderei preparar um molho delicioso para massa.
Hoje, minha despensa me presenteou com uma latinha de bacalhau Ramirez* e uma latinha de grão de bico Bonduelle.
Que felicidade! Dourei 2 cebolas em rodelas finas no azeite, misturei ao grão de bico com salsinha picada do tamanho de átomos e juntei tudo.
Ao servir reguei com azeite extra-virgem D.O.P..
Comi com fatias de pão e salada verde. Perfeito!

*No Pão de Açúcar encontro o bacalhau, a lula e o polvo da marca Ramirez.





2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto. "Latinhas" são muito práticas mesmo!

yara disse...

Lucila, vc é ótima! além das receitas deliciosas, ainda tem este texto cheio de poesia...Adoro!bjs
yara